Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Onde observar > Terceira
imprimir

Terceira
A ilha Terceira é conhecida principalmente por ser um hotspot de raridades e espécies visitantes escassas, especialmente na área da Praia da Victória. Alguns destes visitantes são de origem neártica, como patos (p.e. piadeira-americana, marreco-d’asa-azul e caturro) e limícolas (p.e. pilrito-de-sobre-branco, pilrito-de-colete, batuíra-de-bando, maçarico-pintado ou perna-amarela-pequeno). O melhor local para os procurar é a pedreira do Cabo da Praia. Espécies de gaivota mais escassas são também um ponto alto da observação de aves na ilha, em locais como o porto da Praia da Victória, onde espécies como a gaivota-de-cabeça-preta, a gaivota-risonha ou o gaivotão-branco já foram registadas. A lista de espécies consideradas raras para o Paleártico Ocidental é enorme, e inclui, apenas para mencionar algumas, o olho-dourado-de-touca, o corvo-marinho-d'orelhas, a garça-nocturna-americana, o abetouro-americano, a íbis-preta, o falaropo-de-wilson, o falcão-de-pés-vermelhos ou o guarda-rios-de-colete. 
A nível da avifauna residente, o elenco de espécies da Terceira não é muito diferente do da maioria das outras ilhas Açorianas, com a predominância de espécies como a águia-d’asa-redonda (ou “milhafre”), o pombo-trocaz, a alvéola-cinzenta, o melro, a toutinegra-de-barrete-preto, o pisco-de-peito-ruivo, a estrelinha-de-poupa, o estorninho-malhado, o tentilhão e o canário-da-terra. Algumas destas estão representadas com subespécies endémicas do arquipélago. O garajaus-comum, o garajau-rosado e a cagarra são algumas das aves marinhas nidificantes mais comuns.
Alguns dos melhores locais para observação de aves encontram-se abrangidos pelo Parque Natural da ilha Terceira.


Municípios: Angra do Heroísmo, Praia da Vitória

Ficha técnica IBA: Raminho - Pesqueiro Velho; Contendas; Ilhéu das Cabras;





Locais de interesse
  • Cabo da Praia - zona de alimentação e repouso para limícolas e patos. Uma grande variedade de limícolas pode ser registada.
  • Praia da Vitória (Paul da Praia, porto de pesca, Paul do Belo Jardim) - área costeira (lagoas temporárias, praias, portos) e zona húmida - ponto de paragem e invernada para patos, limícolas e gaivotas
  • Lagoa do Ginjal - lagoa interior, ponto de paragem para patos e limícolas
  • Lagoa do Junco - complexo lagunar; propício à observação de limícolas e patos
  • Ponta das Contendas - pequeno promontório; zona de nidificação de gaivotas e garajaus.
  • Reservatório do Cabrito - lagoa artificial 


View Terceira in a larger map









voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com