Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Onde observar > Serras da Peneda e Gerês
imprimir

Serras da Peneda e Gerês
As Serras da Peneda e Gerês estão classificadas como Parque Nacional, o único em Portugal. Esta é uma área vasta e remota, maioritariamente ocupada por zonas montanhosas florestais, planalto e pastagens de altitude. Algumas espécies europeias têm aqui o seu limite sul de distribuição como nidificantes, como são os casos do chasco-cinzento, cartaxo-nortenho, tordo-pinto, picanço-de-dorso-ruivo, dom-fafe e escrevedeira-amarela. 
Outras espécies nidificantes interessantes são a águia-caçadeira, o mocho-d’orelhas, o melro-d’água, o melro-das-rochas, a toutinegra-do-mato e a felosa-de-papo-branco. Durante o inverno, o frio e as condições climatéricas adversas fazem com que a maioria das aves abandone as zonas de maior altitude, no entanto espécies como a ferreirinha-alpina podem ainda ser encontradas. 
Entre junho e setembro é necessário pagar uma pequena contribuição (1,5€) para transitar na zona da “Mata da Albergaria” - deve confirmar este valor junto do ICNF.

Municípios: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro

Ficha técnica IBA: saiba mais




Locais de interesse


View Serras da Peneda e Gerês in a larger map










voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com