Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Onde observar > Ria de Aveiro
imprimir

Ria de Aveiro
A Ria de Aveiro é uma ampla zona estuarina resultante do delta do rio Vouga, e uma das zonas húmidas mais importantes da costa norte Portuguesa. Está situada nas margens da cidade de Aveiro, e a crescente pressão humana a que está sujeita, impõe-lhe ameaças como a contaminação, a caça, e perda de habitat. Apesar disso, a área apresenta uma variedade e abundância de aves selvagens. Os seus principais habitats são bancos de vasa e de areia, áreas com vegetação estuarina, prados costeiros e antigas salinas, a maioria destas abandonada ou convertida em tanques. Existem também áreas de caniçal e arrozais. Integrada nesta área existe a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
No inverno a Ria enche-se de aves aquáticas. Várias espécies de limícolas podem aqui ser observadas, como o pilrito-de-peito-preto, o borrelho-grande-de-coleira, o alfaiate ou o perna-vermelha. A Reserva da São Jacinto, particularmente a “pateira” é o melhor local para a observação de anatídeos. O pato-trombeteiro, a piadeira e a marrequinha são aqui algumas das espécies mais comuns. 
Outras aves de características de habitats aquáticos como o flamingo, o colhereiro, a íbis-preta, a águia-pesqueira ou o pisco-de-peito-azul estão também presentes durante o inverno. 
Mas a Ria de Aveiro merece também uma visita durante a época estival. Algumas das espécies nidificantes aqui encontradas são a cegonha-branca, a garça-vermelha, a fuinha-dos-juncos e o rouxinol-bravo. 
Na zona de Salreu existe um centro de interpretação ambiental, parte integrante do projeto BioRia, gerido pela Câmara Municipal de Estarreja, que oferece a oportunidade interessantes de exploração da área, nomeadamente através de vários percursos pedestres.

Municípios: AveiroÍlhavoEstarreja e Ovar 

Ficha técnica IBA: saiba mais




Locais de interesse


View Ria de Aveiro in a larger map









voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com