Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Onde observar > Planícies do Alto Alentejo
imprimir

Planícies do Alto Alentejo
Esta é uma extensa área que abrange as planícies em volta de Elvas, Arronches, Campo Maior, Alter do Chão e Monforte. É umas das áreas mais importantes em Portugal para espécies de terrenos abertos, apesar de estar a ser cada vez mais ocupada por parcelas de agricultura intensiva, como por exemplo de girassol e oliveira. A maior parte do habitat é composta por terrenos abertos e campos de cultivo (tanto industriais como tradicionais), pastagens e montados de azinho e oliveira. 
Devido a perda de habitat causada pela agricultura intensiva, as aves de terrenos abertos não são tão comuns como num passado recente, no entanto a abetarda e o alcaravão podem ainda ser observados. Outras interessantes espécies nidificantes são a águia-caçadeira, o cuco-rabilongo, o abelharuco, a calhandra-real, a calhandrinha, o chasco-ruivo, o papa-figos e o charneco. O Rolieiro tem rareado nesta zona nos últimos anos. 
Alguns visitantes de inverno são o grou, o peneireiro-cinzento e o milhafre-real. O sisão pode aqui formar bandos de grandes dimensões nesta altura do ano. 
A oeste de Campo Maior, a barragem do Caia cria aqui um grande reservatório que alberga espécies nidificantes como o tagaz, a perdiz-do-mar e o pernilongo.

Municípios: Elvas, Estremoz, Arronches, Campo Maior, Alter do Chão e Monforte

Ficha técnica IBA: Alter do Chão; Planície de Monforte; Vila Fernando/ Veiros; Albufeira do Caia; Campo Maior; São Vicente; Torre da Bolsa;





Locais de interesse


View Planícies do Alto Alentejo in a larger map









voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com