Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Onde observar > Pico
imprimir

Pico
A ilha do Pico é segunda maior ilha dos Açores e a montanha do Pico é o ponto mais alto do território Português - com 2351 metros de altitude - o que confere a esta ilha algumas características particulares. 
A nível da avifauna residente, o elenco de espécies da Terceira não é muito diferente do da maioria das outras ilhas Açorianas, com a predominância de espécies como a águia-d’asa-redonda (ou “milhafre”), o pombo-trocaz, a alvéola-cinzenta, o melro, a toutinegra-de-barrete-preto, o pisco-de-peito-ruivo, a estrelinha-de-poupa, o estorninho-malhado, o tentilhão e o canário-da-terra, a maioria destas representadas com suespécies endémcas do arquipélago.
Nas áreas de maior altitude, a narceja, a galinhola e mesmo a narceja-de-wilson são mais facilmente detetáveis que noutras ilhas. A cagarra, o pintainho, o garajau-comum e o garajau-rosado são algumas das aves marinhas nidificantes, e as travessias inter-ilhas (para o Faial ou São Jorge) poderão ser boas oportunidades de observar estas e outras aves marinhas. As zonas costeiras e lagoas interiores são os melhores locais para procurar aves aquáticas, muitas delas possivelmente de origem neártica. 
Alguns dos melhores locais para observação de aves estão abrangidos pelo Parque Natural da ilha do Pico

Municípios: São Roque do Pico, Lajes do Pico, Madalena

Ficha técnica IBA: Zona Central do Pico; Furnas - Santo António; Mistério da Prainha; Lajes do Pico; Costa Sudeste do Pico; Ponta da Ilha e Terra Alta





Locais de interesse
  • Costa da Madalena -  Área costeira desde o Cais do Mourato até Porto do Calhau
  • Costa das Lajes - Área costeira com lagoas sob a influência das marés
  • Lagoas do Planalto Central - Várias lagoas interiores, algumas em altitude, como a Lagoa do Capitão, Lagoa do Caiado, Lagoa do Paul e Lagoa do Peixinho
  • Pico da Urze - Pastagens e turfeiras, com pequenas poças; Bom local para observar galinhola.
  • Ilhéus da Furna - Colónia de garajau-comum e garajau-rosado


View Pico in a larger map








voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com