Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Onde observar > Moura, Mourão, Barrancos
imprimir

Moura, Mourão, Barrancos
Esta é uma área árida de terrenos abertos, com machas de montado de azinho e olival e alguns vales rochosos, situada nas margens do rio Guadiana. Recentemente a edificação da barragem do Alqueva, criou o maior reservatório artificial da Europa e causou enormes perdas de habitat, mas criou oportunidades para algumas espécies de aves aquáticas.
A área é conhecida pelas suas populações de aves “estepárias” como a abetarda e o sisão. É também provavelmente a melhor área do Alentejo para observar o cortiçol-de-barriga-preta. O peneireiro-cinzento, o milhafre-preto, a águia-cobreira e a águia-calçada são algumas das aves de rapina mais comuns. O britango e a cegonha-preta escassos mas regulares na zona. Alguns dos visitantes estivais de maior destaque são o cuco-rabilongo, o rolieiro, o solitário, o chasco-ruivo, a toutinegra-de-bigodes e o papa-figos.
Nos vales rochosos na zona de Barrancos, espécies como a andorinha-das-rochas, o melro-azul, o corvo e a cia podem ser normalmente observados.
Durante o período de inverno, esta é talvez a melhor área do país para observar o grou. O milhafre-real e o tartaranhão-azulado fazem parte do elenco de visitantes habituais.
O reservatório do Alqueva inundou uma vasta área de habitat adequado para espécies de terrenos abertos como a toutinegra-tomilheira, mas trouxe à região melhores condições para espécies como a perdiz-do-mar e o tagaz.

Municípios: Serpa, Moura, Mourão e Barrancos

Ficha técnica IBA: saiba mais




Locais de interesse


View Moura, Mourão e Barrancos in a larger map









voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com